O presidente do PSD Guimarães, Ricardo Araújo defendeu esta quinta-feira, na reunião do Executivo municipal, “melhores acessibilidades e melhor mobilidade” para a zona Sul do concelho, reclamando ser “prioritário, urgente e inadiável” a obra de requalificação da Estrada Nacional 105, o avanço do projecto de transporte rodoviário de passageiros em via dedicada (BRT) e a duplicação da linha de caminho-de-ferro.
Em comunicado ao PressMinho, o vereador social-democrata explica, em pormenor, a sua posição na reunião de Executivo. Considera, por exemplo, que é “urgente, prioritário e inadiável” a requalificação da Estrada Nacional 105, “porque se trata de uma via profundamente congestionada já há largos anos e que há imenso tempo exige uma requalificação profunda por forma a facilitar a circulação automóvel”.
“É inaceitável e os vimaranenses não entendem como se perpetua este estado de degradação e congestionamento em muitas das nossas principais vias de acesso rodoviário”, diz.
Assinalando que aqueles investimentos municipais são “fundamentais para garantir a coesão territorial”, o vereador social-democrata sublinhou que se torna “imperioso e imprescindível” uma “maior facilidade de circulação e mobilidade para todos aqueles que habitam, residem, trabalham ou desenvolvem a sua actividade entre nós”.
Ricardo Araújo defende que a intervenção na EN 105 deve contemplar o alargamento de vias “sempre que possível, zonas específicas para aparcamento de autocarros e a salvaguarda ou alternativa de canal dedicado para o BRT (Bus Rapid Transit)”.
“Há vários anos que esta requalificação é necessária, nada tem acontecido e não vemos nada a acontecer. Temos que andar permanentemente a correr atrás do prejuízo que o PS causa à nossa população, insistindo e reivindicando porque nada avança ou sai do papel”, lamenta Araújo.
BRT PARA LORDELO E TAIPAS
O líder do PSD vimaranense acrescenta que as dificuldades sentidas diariamente nas acessibilidades e mobilidade devem também servir para “agilizar e fortalecer as alternativas no transporte público rodoviário e ferroviário”, sendo que para que tal aconteça “é imperioso criar condições para que as ofertas de transporte público sejam céleres, confiáveis e correspondam às necessidades da população”.
Neste sentido, Ricardo Araújo defende que avance o estudo de implementação do BRT, em canal dedicado, “não só para norte, até às Taipas, mas também para a zona sul, entre a cidade e Lordelo”.
“Esta é já hoje uma prioridade e uma necessidade fundamental, a par da duplicação da linha de caminho-de-ferro que liga a cidade ao Porto, permitindo materializar a oferta de um serviço ferroviário vaivém que sirva esta zona do concelho, mas também assegurando a ligação de Guimarães à alta velocidade através do Porto e não depender exclusivamente da futura ligação por Braga”, afirma.
ALTA VELOCIDADE
Pretendendo ainda uma maior rentabilização da linha férrea, na ligação entre Guimarães e Lordelo, na sequência de um projecto a desenvolver numa parceria com a CP e Infra-Estruturas de Portugal, com requalificação de estações e apeadeiros, sublinha que “é um erro estar dependente apenas de Braga na ligação de Guimarães à alta velocidade”.
“Guimarães tem que assegurar a coabitação da circulação lenta e rápida na linha ferroviária de ligação ao Porto, oferecendo um novo serviço urbano ferroviário, um serviço interurbano ferroviário mais rápido que o actual e a ligação à alta velocidade. É fundamental a duplicação da linha férrea entre Guimarães e o Porto, porque ninguém aceita que se demore uma hora ou mais a percorrer 45 quilómetros, nem ninguém percebe que se quiser usar a alta velocidade para se deslocar para o sul, até Lisboa, tenha que andar para trás até Braga e demorar nesse trajecto cerca de 45 minutos de BRT”, conclui.
Fernando Gualtieri (CP7889)
Legenda: EN 15 apresenta um estado de grande degradação