O Comando Territorial de Braga, através do Núcleo de Investigação Criminal da Póvoa de Lanhoso, identificou, esta quarta-feira, seis homens, com idades compreendidas entre os 21 e 65 anos, por furto de máquinas industriais pesadas, nas localidades de Santarém e Vila Nova de Famalicão.
No âmbito de uma investigação por furto de máquinas industrias pesadas, que decorreu durante 14 meses, foram realizadas sete buscas domiciliárias à residência dos suspeitos e 27 não domiciliárias, nomeadamente em anexos, garagens e veículos.
Esta acção culminou na apreensão de uma arma de fogo, tipo “Shotgun”; dois detectores de sinais GPS/GSM; quatro comandos de alta frequência; um computador portátil; várias placas VIN (número de identificação/marca de segurança) de máquinas retroescavadoras; um detector de metais; 30 doses de haxixe; 28 telemóveis; 32 450 euros em numerário e uma máquina de contar notas.
Na mesma acção foram ainda apreendidas munições de vários calibres e diversas chaves de veículos.
FURTOS OCORRIDOS NA ZONA NORTE
Os furtos ocorreram na zona norte do país, tendo sido registada a primeira ocorrência na localidade de Vieira do Minho. As retroescavadoras eram furtadas e enviadas para Amesterdão, para serem comercializadas em países do médio oriente e em África.
Cinco dos suspeitos têm antecedentes criminais por falsificação de documentos, fraude fiscal, furto qualificado, abuso de confiança, coacção e burla qualificada.
Os suspeitos foram constituídos arguidos e sujeitos à medida de coacção de termo de identidade e residência, sendo que quatro dos arguidos serão presentes no Tribunal Judicial de Vila Verde, no dia 14 de Dezembro, para primeiro inquérito judicial.