A Câmara de Braga vai celebrar um protocolo de cooperação com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), no âmbito da realização da XVI Conferência Anual da Rede de Cidades Criativas da UNESCO que a cidade irá acolher em julho.
“Esta será a primeira vez que uma cidade portuguesa recebe este encontro que gera benefícios, não só para a cidade anfitriã, mas também para a região e o país”, refere a autarquia.
Para o município bracarense, “o evento representa uma oportunidade para a cidade anfitriã construir uma ampla sensibilização e apoio à cultura e criatividade, impulsionando estratégias e planos de desenvolvimento urbano, bem como o cultivo para colaborações com outras cidades, nacionais ou estrangeiras, alargando a sua visibilidade e o impacto internacional”.
Criada em 2004, a Rede de Cidades Criativas da UNESCO (UCCN) tem como objectivo potenciar a cooperação entre cidades que reconhecem a criatividade como facto estratégico de desenvolvimento sustentável a nível económico, social, cultural e ambiental.
Braga passou a integrar a Rede de Cidades Criativas da UNESCO em 2017, tornando-se a única cidade representante na área das Media Arts na Península Ibérica.