Valença avança com intervenções em várias manchas florestais do concelho por fora a prevenir fogos florestais A intervenção alcança 12 manchas florestais, próximas a aglomerados populacionais, nas freguesias de Cerdal, Boivão, Gandra, Taião, Gondomil e Sanfins.
A operação, denominada “Condomínios de Aldeia”, implicará um investimento de cerca de 575 mil euros e vai promover uma grande intervenção florestal, à volta de 12 aglomerados populacionais destas freguesias. O objetivo é tornar estas áreas edificadas rurais menos suscetíveis ao fogo.
Os trabalhos implicam ações de limpeza e desmatação, retirada de espécies exóticas, abertura e manutenção de caminhos florestais e, por fim, plantação de árvores folhosas autóctones, mais adequadas à região e resistentes aos incêndios.
Estas ações vão decorrer em áreas de terrenos baldios e privados, de acordo com os proprietários.
Ao longo dos últimos meses a Câmara Municipal de Valença desenvolveu sessões de apresentação e esclarecimento sobre a operação, em todas as freguesias abrangidas, que contou com a participação do vereador Arlindo de Sousa.
Os proprietários que necessitem de esclarecimentos adicionais podem dirigir-se à Junta de Freguesia da sua área, bem como o Gabinete Técnico Florestal do Município, no Edifício dos Serviços de Desenvolvimento Social e Cultural, na Avenida da Juventude. Por telefone, pode contactar o 251 800 331.
Para além destas intervenções a Câmara Municipal vai, também, promover ações de sensibilização para o uso do fogo em cada um dos aglomerados intervencionados.
A acrescentar, a aquisição de um biotriturador e reforço a sinalética dos pontos de água e sinalização de zonas de lazer e espaço verde, na União de freguesias de Gandra e Taião e de Gondomil e Sanfins. A intervenção do Município de Valença enquadra-se nas medidas do Fundo Ambiental, financiada a 100 % pelo Programa de Recuperação e Resiliência, à medida “Condomínio de Aldeias”.