A Unidade Local de Saúde de Braga voltou a receber, esta quinta-feira de manhã, a visita dos investigadores do Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL), voluntários da Missão NERD, que demonstraram formas de descomplicar a ciência às crianças internadas no Serviço de Pediatria.
Através de experiências reais e interativas, a Missão NERD pretende desmistificar conceitos científicos e o trabalho dos cientistas, promovendo a aprendizagem de forma descontraída e acessível a todos, com recurso a materiais do dia a dia.
“Normalmente, começamos com uma explicação simples do que é a nanotecnologia, que é o nosso foco no INL. Depois, através de experiências simples, mostramos às crianças e aos pais onde a ciência está presente no nosso dia a dia”, explicou Elisabete Fernandes, responsável pelo projeto e investigadora no INL.
As crianças internadas na Pediatria da ULS de Braga participaram em diversas atividades, sempre com o foco em manter a ciência por detrás das atividades simples e acessíveis. Os investigadores do INL conduziram as experiências realizadas e partilharam os conhecimentos e paixão pela ciência de forma clara e divertida.
“Esta iniciativa é uma oportunidade única para despertar a curiosidade dos mais novos pelo mundo científico, de forma divertida e interativa. É uma forma de inspirar as futuras gerações de cientistas e promove o conhecimento dos mais pequenos e, também, dos pais e profissionais da Pediatria”, afirma Almerinda Barroso, Diretora do Serviço de Pediatria da ULS de Braga.
A Missão NERD é uma atividade com uma vertente solidária e de voluntariado dentro do INL, que tem como mote a descomplicação da ciência, mostrando como a mesma está presente no nosso dia a dia. “A ideia é aproximar os cientistas da sociedade e descomplicar a ciência, transformando-a numa linguagem simples. Quando descomplicamos conceitos complexos abrimos a janela da curiosidade e da troca de ideias, que é algo muito bonito de se ver acontecer”, acrescentou Elisabete Fernandes.
O projeto nasceu em 2017, no INL, com o propósito de humanizar o conhecimento, demonstrando que a ciência está presente em todo o lado, no dia-a-dia de qualquer pessoa. A instituição hospitalar de Braga foi o primeiro parceiro oficial da missão.