Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
REGIÃO (Alto Minho)

REGIÃO (Alto Minho) -
Paredes de Coura promove a ‘Feira de Troca de Sementes’

A Feira de Troca de Sementes regressa este sábado, 2 de março, a Paredes de Coura. Distribuída pela Casa do Conhecimento e Escola Secundária de Paredes de Coura, numa iniciativa promovida Associação Quinta das Águias, em parceria com o Município e o Agrupamento de Escolas.

Esta ação tem como propósito «consciencializar os mais jovens sobre a importância da preservação da biodiversidade e do nosso património genético para as presentes e futuras gerações».

A iniciativa arranca às 10h00, na Casa do Conhecimento, com Vera Roquete a explicar a ‘Utilização de ervas espontânea no quotidiano’, seguido da ‘Atividade de identificação e confeção’.

Após o almoço, já na Escola Secundária de Paredes de Coura, decorre a Feira de Troca de Sementes, a partir das 14h00.

Sabiam que perdemos 94% de sementes de vegetais no século XX:

das 544 variedades de couve, restam vinte e oito;

das 158 variedades de couve-flor, restam nove;

das 55 variedades de couve-rábano, restam três;

das 34 variedades de alcachofra, restam duas;

das 288 variedades de beterraba, restam dezassete;

90 por centro das espécies de pepino estão perdidas.

A diversidade dos stocks de sementes está tão ameaçada como o panda, a águia-real ou o urso polar.

«A preservação das sementes autóctones assume assim uma importância vital, uma vez que são cada vez mais raras, sendo progressivamente substituídas por sementes comerciais, que são as mesmas em todo o mundo, enquanto as sementes locais se foram adaptando durante muitas gerações às condições de solo e clima específicas da sua região de origem», advogam os promotores.

A Troca de Sementes vai proporcionar às pessoas o acesso às sementes originais que as poderão cultivar para sua própria utilização e para as manter vivas.

Os interessados poderão encontrar nesta feira sementes raras e autóctones, que têm vindo a ser passadas de geração em geração ao longo do tempo.

 

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS