O Húmus – Festival Literário de Guimarães de 2024 inspira-se nos 50 anos do 25 de Abril, com mesas de debate, apresentações de livros, atividades para o público infantil, visitas às escolas e um espetáculo da autoria de Afonso Cruz. Decorre de 12 a 16 de Março e conta com participação de Valter Hugo Mãe, Maria do Rosário Pedreira, Afonso Cruz, Rita Redshoes e Hugo Gonçalves.
Às 21h00 do dia 12 de março, está marcada uma conversa com Maria do Rosário Pedreira e Rita Redshoes sobre o marco histórico «50 anos após o 25 de abril». Entrevistadas por uma aluna vimaranense, o objetivo é que a escritora e a cantautora partilhem experiências sobre literatura, liberdade e cidadania.
As comemorações de meio século da Revolução do 25 de abril continuam a 13 de março, às 21h00, com Silvia Lemos, Filipe Caldas, Francisco Brito, Rui Porfírio e Júlio Castro a protagonizar uma mesa de debate com o mote «50 anos, 50 livros».
Dia 14, quinta-feira, às 18h00, destaca-se um episódio especial do programa Ensaio Geral da Rádio Renascença, que vai ao Festival assinalar os seus 15 anos com uma gravação ao vivo da conversa entre a jornalista Maria João Costa e o autor Valter Hugo Mãe. Mais tarde, às 21h00, sobem ao palco os autores César Machado, Hugo Gonçalves e Henrique Barreto Nunes, numa conversa de homenagem ao «Livro, liberdade livre».
Além do tema do 25 de abril, outra novidade desta edição é a realização do espetáculo «O que a chama iluminou», de Afonso Cruz, na noite de 15 de março, na Igreja da Misericórdia.
Este é baseado na experiência do autor no Chile, durante os protestos de 2019. A apresentação combina música, imagem, texto e performance. A apresentação do livro «Homens Livro» marca o fim da programação da edição do Húmus 2024, na presença dos autores Rui Guedes, Bento Ramires e Carlos Marta.
Para as crianças, no dia 12 de março, às 10h30, na Biblioteca, o contador de histórias Rui Ramos irá animar o conto infantil «Os Barrigas e os Magriços», de Álvaro Cunhal.
A programação continua dia 13, terça-feira, com as sessões escolares com Maria do Rosário Pedreira e Rita Redshoes, e dia 14, na Biblioteca, com o ateliê de artes plásticas sobre «O símbolo de Abril pelas mãos dos mais novos».
O mesmo acontece de manhã, pelas 10h30, na Biblioteca Municipal Raúl Brandão, e serve de mote ao jogo interativo «Conhecer Abril de 1974» a decorrer no dia a seguir, à mesma hora. Para terminar, Ramos regressa dia 16, às 10h30, à Biblioteca, com os «Contos à Volta do Mundo».
A entrada em todas as atividades é gratuita.