A 8ª edição do Quartel Electrão, que decorreu ao longo de 2023, teve um contributo significativo de cinco associações humanitárias de bombeiros voluntários do distrito de Braga. Os bombeiros Famalicenses, Cabeceirenses, Celoricenses, de Viatodos e de Caldas das Taipas recolheram um total de 61 toneladas de pilhas, baterias, lâmpadas e outros equipamentos elétricos usados que foram encaminhados para reciclagem. No total as associações do distrito recebem mais de quatro mil euros em prémios.
A iniciativa, lançada pelo Electrão – Associação de Gestão de Resíduos, tem como parceira a Liga dos Bombeiros Portugueses e conta já com 12 anos de história.
As contrapartidas financeiras entregues às associações aderentes são uma forma de recompensar os bombeiros pelo empenho e dedicação na recolha de pilhas, baterias, lâmpadas e equipamentos elétricos usados, que são posteriormente enviados para reciclagem pelo Electrão.
Por cada tonelada recolhida, as associações recebem uma compensação financeira de 75 euros, mas são atribuídos outros prémios.
O principal é uma viatura nova de combate a incêndios, para a associação que mais resíduos recolhe a nível nacional.
Este ano o primeiro prémio foi entregue à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Figueira da Foz.
Há também um segundo prémio no valor de cinco mil euros em equipamentos de proteção individual, seis prémios regionais, prémios para as associações que recolhem mais pilhas e lâmpadas e um prémio para o novo quartel aderente que mais se destaca nas recolhas.
Existe ainda um incentivo financeiro extra para premiar as associações que recolheram mais de 30, 45 e 60 toneladas.
A nível nacional a 8ª edição do Quartel Electrão regista um valor recorde de apoio aos bombeiros: são, no total, cerca de 270 mil euros em prémios a atribuir às associações de bombeiros que, no ano passado, aderiram a esta campanha.
O valor relativo à edição de 2023 foi conseguido por 201 associações de bombeiros de todo o país.
Este esforço resultou na recolha de 2.300 toneladas de equipamentos, a nível nacional, mais concretamente, 11 toneladas de pilhas e baterias, 26 toneladas de lâmpadas e 2.258 toneladas de equipamentos elétricos usados.
Trata-se de um desempenho muito relevante para os resultados globais da Rede Electrão, que em 2023 ultrapassou as 20 mil toneladas de equipamentos elétricos usados recolhidos e enviados para reciclagem.
“Os bombeiros entregaram o equivalente a 12% das quantidades recolhidas pelo Electrão através da rede de recolha própria, o que representa um contributo muito importante para os resultados globais alcançados”, elogia o diretor geral do Electrão, Ricardo Furtado.
A 9ª edição do Quartel Electrão já arrancou, em janeiro deste ano, e termina a 30 de novembro.
No site www.ondereciclar.pt é possível localizar o quartel aderente mais próximo para entregar pilhas, baterias, lâmpadas e outros equipamentos elétricos usados.