A empresa Navallethes, com estaleiro numa zona empresarial de Viana do Castelo, entrega esta quarta-feira à GNR quatro embarcações rápidas insubmersíveis para controlo e vigilância, orçadas em mais de três milhões de euros.
Em declarações esta terça-feira à agência Lusa, o administrador da empresa de construção naval, instalada na zona empresarial da Praia Norte, Francisco Portela Rosa, adiantou que as quatro embarcações ‘Coast Patrol Boats’ (CPB) “são as primeiras produzidas para a GNR e estão equipadas com alta tecnologia de ponta”.
Com 13 metros de comprimento e 3,65 metros de boca, as quatro embarcações estão equipadas com três motores de 300 cavalos (cv), podendo atingir os 48 nós [cerca de 90 quilómetros por hora] de velocidade máxima, e foram adquiridas ao abrigo do Fundo para a Segurança Interna (FSI).
A cerimónia de entrega das embarcações está marcada para as 11h00 no pontão exterior da marina de Viana do Castelo, com a presença do Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro.
Segundo Francisco Portela Rosa, o investimento total da GNR, de pouco mais de 3.043 euros, “capacita a força militarizada para uma melhor proteção da frente atlântica do país”.
Estas embarcações, cuja aquisição representou um investimento de cerca de 3 milhões de euros, existindo uma comparticipação de 1,9 milhões de euros por parte do FSI, vêm reforçar a capacidade operacional da GNR em domínios como a vigilância, fiscalização e controlo da fronteira marítima, bem como incrementar
a sua atuação na fronteira marítima externa da União da Europeia, sob a égide da FRONTEX.
Foto GNR