Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
REGIÃO

REGIÃO -
Assinado protocolo para construir ‘campus’ de Proteção Civil do Alto Minho

Os presidentes da Câmara de Viana do Castelo e da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) assinaram, esta sexta-feira, o protocolo de cooperação para a construção de um ‘campus’ da Proteção Civil do Alto Minho.

Em declarações aos jornalistas no final da cerimónia, que decorreu no quartel dos Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo, que esta sexta-feira comemoram 244 anos, o presidente da ANEPC, Duarte Costa, adiantou que, após a formalização do acordo, o objetivo passa por encontrar financiamento para a concretização da obra.

“Agora, a ANEPC, a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), a Câmara de Viana do Castelo, a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) têm de trabalhar em conjunto para encontrar o financiamento adequado para um investimento avultado”, afirmou Duarte Costa.

Em causa está o futuro ‘campus’ da Proteção Civil do Alto Minho, a construir num terreno municipal na freguesia de Mazarefes.

O projeto será executado em duas fases, sendo que a primeira prevê a construção de um imóvel para acolher o Comando Sub-Regional que, desde 2002, está instalado numa parte do edifício que até 2011 funcionou como Governo Civil de Viana do Castelo.

O Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Minho integra os 10 concelhos do distrito de Viana do Castelo.

No mesmo terreno em Mazarefes, propriedade da autarquia, com uma área total de 8.088,1 metros quadrados, o município e a ANEPC pretendem construir uma Base de Apoio Logístico do Alto Minho.

“O objetivo é centralizar num espaço comum a todas as entidades, ganhar economia de escala, tornando a resposta às ocorrências mais barata e mais eficiente”, referiu o responsável.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS