Montalegre vai promover o festival ‘Património Enogastronómico. Decorre no último fim de semana de abril.
Foi divulgado ontem o Programa do evento Património Enogastronómico em Montalegre. A decorrer no último fim de semana do mês de Abril, este evento destaca o melhor da Gastronomia Portuguesa e tudo o que envolve o setor.
Assim, em Montalegre reúnem-se produtores, empresas, Chefes, Confrarias Gastronómicas e Báquicas, investigadores, autoridades públicas, e muitos outros atores da Gastronomia Portuguesa.
«Um programa de luxo», é assim que Elsa Machado, Diretora do evento, apresenta o Programa Geral de 2024. «Quisemos trazer novidades a Montalegre e refrescar o Programa do Património Enogastronómico. Desde logo, apostamos no Restaurante Premium onde vai ser possível degustar um Menu preparado por quatro Chefes com um historial de Alta Cozinha e de Estrelas Michelin e um Chefe Cortador de Presunto que nos trará uma peça com mais de 30 meses de cura».
Além disto, o fim de semana conta com «bastante variedade de stands para mostrar ao público, já que este é um evento aberto a toda a gente e gratuito, onde apenas as refeições têm um custo associado e carecem de marcação prévia. Gostava aliás de convidar todas as pessoas de Montalegre e da região a participar no evento», frisa a Diretora.
PROGRAMA
O início do Programa está marcado para dia 26, pelas 14h00, com a primeira sessão de Palestras.
Às 17h dá-se a abertura oficial, com um momento musical a cargo do Conservatório de Castelo Branco. Seguem-se depois as primeiras provas sensoriais, os showcookings, o jantar inaugural e a animação.
No sábado, as Palestras iniciam o Programa do dia e da parte da tarde está marcada uma visita a uma exploração de raça Barrosã.
O programa tem continuidade com preparações nas lareiras exteriores (como o Caldo de farinha no pote, pela mão de Graciela Macedo, ex-concorrente do Masterchef Portugal). Continuará com novas provas sensoriais, showcookings, a apresentação do novo livro do Chef Nuno Diniz, o jantar e novo momento de animação.
No domingo, depois do Pequeno Almoço Confrádico, terá lugar a última sessão de Palestras e o programa termina com uma Mesa Redonda intitulada “Promoção e valorização do ecossistema gastronómico Português”.