“Comemorar Abril é lembrar que a democracia não é uma herança, mas uma conquista de todos os dias que exige coragem, esforço e sentido de partilha. Abril é o momento certo para lembrar aos jovens de que a liberdade é o valor supremo que merece cuidado e eterna vigilância, como disse um dia Thomas Jefferson”. É assim que Vítor Paulo Pereira, presidente da Câmara de Paredes de Coura, apresenta uma série de iniciativas para assinalar os 50 anos do 25 de Abril que a autarquia promove ao longo do mês e até final do ano.
Nesta quarta-feira, 24 de Abril, pelas 12h00, decorre na escola EB2,3/S a inauguração do mural comemorativo ‘50 anos, 50 desenhos’ pela artista Margarete Barbosa, e tendo por base os trabalhos desenvolvidos pelos alunos do agrupamento de escolas de Paredes de Coura.
À tarde, pelas 14h30, inicia-se no Centro Cultural a Assembleia Municipal Jovem, com a qual se pretende incentivar a reflexão e o debate sobre o tema ‘E até hoje fui sempre futuro”, seguindo-se pelas 16h30 a visita às exposições no espaço público e Arquivo Municipal.
“Celebrar Abril é, nestas circunstâncias, um dever imperioso e um acto de pedagogia. Celebrar Abril em Coura é cuidar da memória”, reforça Vítor Paulo Pereira.
Inaugurada a mostra ‘25 de Abril de 1974, Quinta-feira’, de Fotografia de Alfredo Cunha’, que vai estar patente até 22 de Dezembro no Centro Cultural de Paredes de Coura.