A Câmara de Amares vai receber uma verba de cerca de 15 milhões de euros do novo quadro comunitário, que se estende até 2030, avançou esta quarta-feira o presidente da Câmara.
No período de antes da ordem do dia da reunião de executivo, Manuel Moreira disse que o plano de investimento “ainda não está fechado”, mas que dará “grande destaque” à água, quer em termos de captação, quer em termos de abastecimento.
“O meu ciclo enquanto presidente da Câmara está a terminar, mas quem vier a seguir terá uma margam considerável de fundos comunitários para que possa trabalhar”, sublinhou o autarca.
Neste momento, segundo Manuel Moreira, a previsão da autarquia é investir cerca de 3,7 milhões de euros na melhoria do sistema de abastecimento de água, disponibilizando ainda 2,5 milhões para a regeneração urbana do Largo D. Gualdim Pais, no centro de Amares, e cerca de meio milhão de euros para saneamento básico.
Os 15 milhões integram um “bolo global” de cerca de 130 milhões de euros destinados à Comunidade Intermunicipal (CIM) do Cávado, de onde sairá o montante para os seis concelhos que a integram: Amares, Braga, Barcelos, Esposende, Vila Verde e Terras de Bouro.
“Não é aquilo que queríamos, poderia ser mais, mas é uma verba razoável”, frisou Manuel Moreira.