A GNR deteve 10 motociclistas durante a ‘Operação Moto’, tendo como pano de fundo o Moto GP de Jerez de La Frontera. Foram intensificadas as ações de patrulhamento e fiscalização rodoviária, nos períodos e locais de concentração de veículos de duas rodas a motor, em especial nos acessos à fronteira com Espanha, entre 26 e 28 de abril.
Isto porque ocorreu o “Moto GP Jerez 2024”, em Jerez de la Frontera, Cádiz, Espanha, o que contribuiu para um aumento significativo do volume de tráfego de veículos de duas rodas.
Durante a operação foram fiscalizados 3 958 condutores, detidas 10 pessoas, quatro por condução em estado de embriaguez e seis por falta de habilitação legal para conduzir, e detetadas 161 infrações.
A GNR destaca 22 infrações referentes a excesso de velocidade; 18 infrações referentes a iluminação; 17 infrações referentes a chapas de matrícula; 15 infrações por utilização de sistemas, componentes ou acessórios não regulamentares; 15 infrações por falta de seguro; Nove infrações relacionadas com pneus; Oito infrações referentes a manobras; Três infrações por falta ou utilização incorreta de capacete homologado; Sete infrações por condução sob efeito de álcool; Uma por habilitação insuficiente para conduzir e, por fim, um infração por alterações de características.