As cidades portuguesas de Braga e de Guimarães estão entre as nove candidatas a Capital Verde Europeia em 2026. Em julho, ficarão apenas três finalistas e a decisão será conhecida em outubro.
No caso de Braga, trata-se de uma novidade, uma vez que a cidade aparece pela primeira vez nesta corrida. Já Guimarães tenta pela terceira vez consecutiva obter o galardão, que em 2024 premiou Valência (Espanha) e em 2025 Vilnius (Lituânia).
Além das duas representantes de Portugal, a lista de nove candidatas para 2026 inclui Brasov (Roménia), Córdoba (Espanha), Heilbronn (Alemanha), Klagenfurt on Lake Wörthersee (Áustria), Linz (Áustria), Riga (Letónia) e Rybnik (Polónia).
Durante as próximas semanas, um conjunto de especialistas independentes irá iniciar uma avaliação técnica de cada candidatura. Será feita uma “short list” com três cidades, de onde sairá depois a vencedora, que será anunciada a 24 de outubro, em Valência.
O título de Capital Verde Europeia foi instituído pela Comissão Europeia em 2010 e pretende reconhecer uma cidade que se destaque no campo ambiental, nomeadamente no combate às alterações climáticas e à redução da pegada carbónica.