As inquietações sentidas na agricultura e na pecuária foram o principal tema de conversa de Vítor Rodrigues com alguns dos membros da Cooperativa Agrícola de Fafe, na sua visita à Expo Rural de Fafe.
O candidato da CDU às Eleições Europeias defendeu que “só com uma PAC- Política Agrícola Comum mais justa se podem melhorar os rendimentos das pequenas e médias explorações destes sectores”, o que isso “pelo reforço da coligação PCP/PEV no Parlamento Europeu.
Na Expo Rural, o mandatário concelhio de Fafe, Rodolfo Ribeiro, referiu a questão do escoamento dos produtos com os agricultores locais, considerando que “as autarquias deveriam ter também um papel mais relevante na promoção dos produtos locais inclusivamente optando pela compra preferencial aos agricultores da região”.
Na Expo Rural, a comitiva da CDU recordou a importância das próximas eleições, a 9 de Junho, e a oportunidade que representam para defender a produção nacional, a preservação da biodiversidade, dando ainda centralidade ao financiamento de áreas sociais e laborais.
Inês Rodrigues, mandatária concelhia de Guimarães, acompanhou Vítor Rodrigues na visita a uma exploração agrícola em S. Torcato, concelho de Guimarães. Nesta visita, a CDU ouviu um conjunto de reclamações quanto às “injustiças promovidas pela PAC, pela ditadura da grande distribuição no mercado dos produtos alimentares, e também quanto às consequências nefastas do desmantelamento dos serviços do Ministério da Agricultura”.
Vítor Rodrigues ouviu relatos sobre as dificuldades de escoamento de alguns produtos e os baixos e incertos preços pagos à produção, ao mesmo tempo que os principais factores de produção (combustíveis, fertilizantes, fitofármacos e outros) têm registado enormes subidas”, afirma Vítor Rodrigues, em comunicado.
A delegação da CDU reafirmou “a exigência de uma nova PAC, mais justa, sobretudo para os pequenos e médios agricultores, e que torne possível defender a produção nacional e a soberania alimentar”.
A CDU sublinhou também a necessidade de se implementarem instrumentos de regulação do mercado, “seja para melhorar os preços pagos à produção, seja para travar a especulação com os preços dos factores de produção”.
Fernando Gualtieri (CP 7889)