O concelho de Melgaço renovou o Selo Prata (nível 3) que o certifica como destino turístico sustentável pelo EarthCheck, órgão acreditado pela Global Sustainable Tourism Council (GSTC), anunciou a autarquia.
O município de Melgaço volta, assim, a estar entre os destinos turísticos mais sustentáveis do mundo, sendo, até ao momento, o único município situado no Parque Nacional Peneda-Gerês com esta distinção.
“A renovação desta certificação internacional comprova o trabalho que a autarquia tem feito para continuar a responder aos critérios solicitados pelo padrão normativo da EarthCheck, rumo a um concelho cada vez mais sustentável”, afirma o presidente da Câmara melgacense.
Manoel Baptista tem já um objectivo em mente: “atingir o nível ouro em 2026”.
“Vamos dar continuidade ao trabalho desenvolvido e incrementar melhorias, alicerçadas num trabalho integrado, colaborativo e participativo, onde solicitamos a participação activa dos vários agentes, públicos e privados, stakeholders e comunidade local, em prol de um Melgaço cada vez mais sustentável.», considera o autarca.
Manoel Batista sublinha que “a certificação não é uma meta, mas um caminho, uma jornada contínua, que envolve cada um dos agentes do território, rumo a um Melgaço cada vez mais sustentável. E prova disso é a nova norma de certificação local que ousamos criar, recentemente, continuando, assim, a desafiar os diferentes actores do sector do turismo, certos de que só este esforço conjunto conduzirá ao desejo de tornar Melgaço cada vez mais sustentável e capaz de gerar procura turística com maior valor acrescentado”.
DESDE 2017
Sustentável começou em 2017, quando o território se posicionou no panorama nacional como o ‘destino de natureza mais radical de Portugal’, no seguimento da aprovação do seu plano estratégico e de desenvolvimento para o sector do turismo.
Desde essa data, recorda Manoel Batista “município tem, de forma crescente, caminhado rumo a um destino mais sustentável, privilegiando, assim, iniciativas no domínio da sustentabilidade, procurando a diferenciação e, simultaneamente, ir ao encontro das tendências da procura. Neste âmbito, como etapa natural da implementação do referido Plano, Melgaço iniciou em 2021 o processo de certificação enquanto destino sustentável”.