Sande S. Martinho, em Guimarães, inaugurou, este sábado, o Memorial do Garfeiro e a Requalificação da Rua dos 4 Irmãos.
A sessão começou com o descerramento da placa na Rua dos Quatro Irmãos, assim nomeada em homenagem à lenda dos quatro irmãos que, amando a mesma rapariga, se enfrentaram, colocando um termo à sua vida.
Esta rua, que foi requalificada com o apoio do Município de Guimarães, da Direção Regional da Cultura do Norte e da Sociedade Martins Sarmento, é parte integrante do antigo Caminho Real e dos Caminhos de Santiago.
Contendo quatro dólmens representativos das sepulturas dos quatro irmãos, é agora possível ver as marcas que a passagem frequente das carroças dos Reis, Rainhas, Templários, comerciantes e viajantes deixaram nas pedras do chão.
A requalificação da rua dos Quatro Irmãos permitiu ainda recuperar a Poça dos Quatro Irmãos, melhorar o fluxo de trânsito e promover as acessibilidades, principalmente para os peregrinos do Caminho de Santiago que por lá passa.
De seguida, foi inaugurado o Memorial do Garfeiro, que contou com a primeira apresentação pública do hino de Sande S. Martinho e com a presença de vários ex-presidentes da Junta de Freguesia.
A indústria da Cutelaria, especialmente a que se dedica à produção de garfos, desde muito cedo está presente na vida de várias famílias de Sande São Martinho que dependiam deste ofício para assegurar o sustento das suas famílias.
O ofício da cutelaria, parte da cultura da freguesia, tem sido passado de geração em geração, motivando a homenagem.
A cerimónia contou com a presença de Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Miguel Bessa, presidente da Junta de Freguesia de Sande S. Martinho, acompanhados por membros do executivo municipal e de freguesia.
Na sessão, foi também entoado, pela primeira vez, o hino da freguesia pela voz de Daniela Carvalho e com Carlos Martins no teclado.