A Unidade Pastoral de Besteiros, Caires, Fiscal, Portela e Torre levou a cabo mais uma iniciativa de angariação de fundos em favor da “Missão Amar(es)” e do seu projeto alimentar no Chibuto, em Moçambique.
Conjuntamente com a Comissão de Festas de São Bento Caires 2024, no dia 26 de junho, foi organizado um “Arraial Solidário”, um momento de convívio especial, onde uma centena de pessoas se reuniu com o objetivo de arrecadar fundos para ajudar as crianças órfãs de Chibuto.
O evento, realizado na Associação Recreativa e Cultural Cairense, ficou marcado por um ambiente de generosidade e afeto e conseguiu angariar uma quantia significativa, que será destinada às necessidades básicas das crianças órfãs do Chibuto. «É inspirador ver tanta gente disposta a ajudar e compartilhar um pouco do que têm para proporcionar um futuro melhor para estas crianças», disse Marco Alves, um dos participantes.
«A missão do “Arraial Solidário” vai além da arrecadação de fundos; é também um esforço para conscientizar a população sobre a importância da solidariedade e do apoio comunitário», acresecentou
«O que estamos a fazer aqui é plantar sementes de esperança. Cada contribuição, cada gesto de carinho, faz uma diferença enorme na vida destas crianças», ressaltou o pároco local, Tiago Barbosa, o impulsionador desta iniciativa.
Para o professor Dino Silva, o mentor deste projeto [Missão Amar(es)], «o evento foi um sucesso não só em termos de arrecadação, mas também na promoção de um espírito comunitário e solidário. A generosidade dos participantes e a dedicação dos voluntários são provas de que, juntos, podemos fazer a diferença e transformar a vida de muitas crianças em Chibuto».
Já no sábado, dia 29 de junho, na “Eucaristia do Envio”, a comunidade recebeu os jovens que este ano farão parte deste projeto, na evangelização para além das paredes da igreja e da escola, abdicando de umas merecidas férias, àqueles que necessitam, por vezes, apenas de algo para comer.
A comunidade agradeceu esta entrega de todos os envolvidos na “Missão Amar(es)”.
Além de prover auxílio material, como alimentos, roupas e apoio emocional e espiritual, promovem aconselhamento, orações, momentos de reflexão e acolhimento daqueles que estão a passar por momentos difíceis. Ao tempo têm contribuído para o desenvolvimento agrícola na região de forma a proporcionar alimentos e tornar a população mais capacitada para uma agricultura sustentável.
Com essa iniciativa, a comunidade reafirma seu compromisso de continuar a trabalhar para proporcionar um futuro mais promissor e cheio de amor para aqueles que mais precisam.
«O “Arraial Solidário” e a “Eucaristia do Envio” consolidam-se como um exemplo de como a união e o afeto podem superar desafios e construir um mundo melhor para todos.», destacam os promotores.