A Câmara de Esposende aprovou esta quinta-feira em reunião de Executivo a abertura do concurso público para a realização das obras de beneficiação no Complexo Piscinas Municipais Foz do Cávado, em Esposende, um investimento de aproximadamente 880 mil euros, que se prende com a implementação de acções de eficiência energética.
A autarquia presidida pelo social-democrata Benjamim Pereira, explica que em causa está a substituição da cobertura do edifício, que se encontra “em avançado estado de degradação”.
Os trabalhos traduzem-se na substituição da cobertura do edifício (a inclinada e a plana), com a particularidade de o sistema prever a colocação de painéis voltaicos no futuro.
A intervenção tem um prazo de execução de três meses e será executada no período de Outono/Inverno, de modo a causar “o menor dano na actividade do complexo”.
Benjamim Pereira refere, em comunicado, que “o Complexo Piscinas Foz do Cávado já tem 28 anos e nunca sofreu qualquer intervenção de fundo, pelo que acusa o normal desgaste do tempo”.
Sublinha que “esta intervenção tem o duplo objectivo de conferir maior segurança e conforto aos utilizadores, dado o mau estado da cobertura actual, e de assegurar a componente da eficiência energética”.
Benjamim Pereira adianta que esta empreitada, integralmente suportada pelo município, constitui a primeira fase da uma intervenção global, sendo que a etapa seguinte não implicará, contudo, o encerramento das piscinas.
“Por força dos trabalhos a realizar na cobertura, o complexo terá mesmo de cessar a actividade durante aquele período”, notou.