Um programa de apoio à compra de bicicletas, lançado em outubro pela Câmara de Braga, permitiu apoiar a aquisição de 219 bicicletas, num investimento total de 40 mil euros, que já foi atingido. A autarquia pretende dar continuidade à iniciativa.
Em comunicado, a Câmara de Braga refere que o programa foi lançado com o objetivo de “promover a mobilidade ciclável e contribuir para a descarbonização da cidade”. “De acordo com o regulamento do programa, a sua duração era de um ano ou até ao esgotar da dotação financeira, situação que se verificou no início desta semana”, explica.
Em concreto, segundo a autarquia, esta primeira edição do programa permitiu comparticipar a “aquisição de 214 bicicletas convencionais, adaptadas e acessórios, num total de cerca de 34 mil euros, e de cinco bicicletas de carga, num total de cerca de seis mil euros”.
Dirigida a munícipes e a pequenas e microempresas, a iniciativa destinava-se à compra de bicicletas urbanas convencionais ou elétricas (novas ou usadas), bicicletas adaptadas ou bicicletas de carga convencionais ou elétricas, assim como acessórios para carga de pessoas ou bens.
O apoio concedido correspondia a 50% do valor total da despesa, até ao máximo de 200 euros, sendo que para as bicicletas de carga o máximo era de 1500 euros. Excluídas do programa estavam as bicicletas de uso desportivo, trotinetas ou outros tipos de velocípedes.
“Com o êxito desta primeira edição, é intenção do município de Braga reeditar o programa de apoio à aquisição de bicicletas, continuando assim a fomentar a mobilidade sustentável e a descarbonização da cidade”, conclui o comunicado.