Nos últimos 10 anos foram registadas 80 ocorrências nas cascatas do Gerês, um número que é motivo de “preocupação” para a Comissão Municipal da Proteção Civil de Terras de Bouro, que vai “aumentar a sensibilização e informação para os perigos” existentes.
A informação consta de uma nota difundida esta segunda-feira pela Câmara de Terras de Bouro a propósito do novo Plano de Emergência e Proteção Civil do concelho, que foi aprovado por unanimidade pela respetiva comissão e que segue agora para a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil para emissão de parecer.
No texto, pode ler-se que na última reunião da Comissão Municipal da Proteção Civil de Terras de Bouro foi abordada a “necessidade” de, tendo em conta a época de verão, “aumentar a sensibilização e informação para os perigos que as cascatas representam”.
“As 80 ocorrências nos últimos 10 anos são uma preocupação para o município, daí a necessidade de, para além das anunciadas obras de melhoria da visitação, incrementar, nos locais, informação, alertando os visitantes para os perigos que correm ao frequentar os mesmos, adequem os comportamentos e adotem medidas de autoproteção”, refere a nota.
No decurso da reunião foi ainda apresentado pela coordenadora municipal da Proteção Civil, Anabela Simões, o plano de coordenação para as festas concelhias com o objetivo de “preparar uma resposta adequada, sistemática e organizada a um conjunto de potenciais cenários relacionados com a proteção e segurança de pessoas e bens neste evento”.