A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Amares cumpriu, este sábado, a concretização de um “projeto há muito ansiado” com a apresentação oficial do livro que mostra os 115 anos de história da corporação.
“Este livro contribui para preservar, no tempo, muito daquilo que se soube e sabe – até hoje – e auxiliar a que mais se saiba sobre esta, sem falsas modéstias, relevante instituição de Amares”, referiu o presidente dos Bombeiros de Amares, no momento de apresentação.
José Gonçalves disse que este é “um ponto de partida para a continuidade da história desta instituição, seja a que já se viveu – com a partilha de novos dados e referências a que agora não se teve acesso ou conhecimento -, seja à que ainda está por vir, fazendo a ligação do passado ao futuro”.
“A associação tem um percurso secular, caminhando lado a lado com a comunidade por quem sempre viveu, numa relação paritária de dar e receber. Quase se pode afirmar, sem grande exagero, não haver em Amares família que ao longo dos tempos não tenha tido algum tipo de ligação aos Bombeiros. São tantas as pessoas que, dando de si, a construíram e fizeram crescer, trazendo-a até ao presente”, enalteceu.
A publicação, que contou com o patrocínio da Caixa de Crédito Agrícola do Alto Cávado e Basto e da Câmara de Amares, é composto por 144 páginas e foi coordenada pela Direnor. A apresentação aconteceu durante as comemorações oficiais dos 115 anos dos Bombeiros Voluntários de Amares, realizadas no quartel da corporação.