A 13ª edição do ciclo cultural ‘Banhos Velhos’, na vila das Taipas, em Guimarães, convida a uma visita nocturna, ao Banho Velhos e Banhos Novos, mediada pelo historiador António Oliveira, a realizar no sábado, pelas 21h30.
O ciclo, promovido pela Cooperativa Taipas Termal, inclui, no dia 13, a tertúlia ‘Caldas das Taipas na Literatura – séc.XIX e XX’, orientada pelo também por António Oliveira.
No dia seguinte, 14, há dose dupla no ‘Banhos Velhos’ com atelier infantil, pelas 10h30, para os mais pequenos, e à noite, pelas 21h30, o regresso do Teatro com a peça ‘O Conquistador’, pelo Grupo de Teatro Amador de Campelos.
A missão dos Banhos Velhos continua a ser a mesma: “descentralizar a cultura e dar acesso a todas as iniciativas de forma livre”.
BANHOS VELHOS
Os Banhos Velhos são uma marca identitária e histórica na vila das Caldas das Taipas, no concelho de Guimarães.
De origem romana, este espaço foi explorado, enquanto balneário termal, desde 1753 e essa sua actividade durou até meados da década de 70, seguindo-se um abandono de praticamente 30 anos.
Apesar desse factor, este sítio nunca deixou de possuir um enorme simbolismo para a população local e a restauração, quase imperativa, deste edifício ocorreu, então, no ano de 2010, transformando-o num espaço de cultura e lazer, com programação na Primavera e Verão.