Barcelos vai acolher, a 28 de setembro, a terceira edição do Barlos, um evento que pretende pensar o presente e futuro da olaria e do figurado do concelho, através do olhar de outras disciplinas artísticas.
Em comunicado, a organização destaca as oficinas que vão decorrer em cinco espaços diferentes com alguns dos principais nomes do figurado e olaria barcelenses, designadamente Daniel Afonso, João Lourenço, Irmãos Mistérios, António Ramalho, Mina Gallos e Prazeres Côta.
A participação nas oficinas é limitada a 10 pessoas e implica inscrição através do ‘website’ do evento.
Paralelamente, e promovendo a exploração do universo do figurado barcelense através de linguagens artísticas contemporâneas, o Barlos integrará uma exposição de Juliana Julieta, com curadoria de Paula Pinto.
Ao longo do dia, será ainda possível visitar a Feira do Barlos, composta por propostas em diferentes áreas da olaria e do artesanato, numa mistura entre o tradicional e o contemporâneo.
Nesta terceira edição, o Barlos inaugura uma rádio temporária que estará em emissão, ao longo de 12 horas, no centro comercial que dá nome ao evento, no centro de Barcelos.
Os programas serão realizados ao vivo por artistas e pessoas curiosas pelo formato radiofónico que responderam à ‘open call’ lançada.
O programa do Barlos inclui ainda conversas e refeições temáticas, além de concertos por Maria Reis, Xauxau Dodó e de uma arruada com a Banda Plástica de Barcelos.
À exceção das oficinas com artesãos locais e das refeições temáticas, a participação nas restantes atividades é gratuita.
Segundo a organização, o Barlos pretende pensar, questionar e desafiar o presente e futuro da olaria e do figurado de Barcelos, através do olhar de outras disciplinas artísticas.