O líder do movimento independente Renascer Amares, Álvaro Silva, que já assumiu publicamente a candidatura à Câmara Municipal nas próximas eleições autárquicas, compromete-se a criar um portal de transparência caso seja eleito.
A candidatura encabeçada pelo atual provedor da Misericórdia de Amares utilizou a página oficial do movimento, criada nas redes sociais, para dar início à apresentação das “principais ideias” do projeto para as eleições do próximo ano.
“Não podíamos começar de outra forma senão com um dos pilares fundamentais da nossa candidatura: a importância e o dever de total transparência e rigor. Na carta aberta, publicada há precisamente um mês, referíamos: comprometemo-nos a cumprir, sem reservas, um dever de total transparência e rigor, que ficará visível tanto nas nossas propostas programáticas como na forma como as comunicaremos e defenderemos”, refere Álvaro Silva.
Uma das primeiras medidas anunciadas é a criação de um “verdadeiro portal da transparência, acessível e fácil de navegar, com informações detalhadas sobre a gestão financeira e administrativa do município”.
Outra medida que Álvaro Silva pretende implementar na autarquia, caso seja eleito, é tornar pública uma declaração de rendimentos. “Todos os órgãos de gestão do município deverão declarar publicamente os seus rendimentos, património e cargos sociais”, assegura.
O candidato compromete-se igualmente a “realizar auditorias internas regulares e contratar auditorias externas, quando necessário, para assegurar a integridade dos processos”, permitindo também que os munícipes possam “revisar e auditar os relatórios financeiros, promovendo uma fiscalização pública mais robusta”.