Póvoa de Lanhoso iniciou o “Roteiro Social pelas Freguesias” com o objetivo de auscultar as entidades concelhias, designadamente as uniões/juntas de freguesia, para «identificar as necessidades e potencialidades de cada território com o intuito de reforçar a coesão social e erradicar a pobreza».
Na primeira sessão presidida pela Vice-Presidente, Fátima Moreira, também responsável pelo pelouro da Ação Social, participaram a Coordenadora do NLI, as técnicas afetas ao projeto Radar Social e também a responsável da Segurança Social, Rosa Oliveira, um dos parceiros obrigatórios do Núcleo Local de Inserção, além do executivo da Junta de Freguesia de Lanhoso, a anfitriã no arranque deste projeto.
Esta iniciativa, que faz parte do plano de ação do NLI (Núcleo Local de Inserção) vai ser desenvolvida no sentido de aproximar os/as técnicos/as e as inúmeras “ferramentas” existentes, das famílias que precisam de apoio.
«Será crucial o seu papel na sinalização destes agregados, mas num momento anterior é necessário que quem precisa saiba quais as respostas que existem e onde as poderá encontrar», vinca a autarquia, em comunicado.
«No primeiro momento deste processo, elementos da equipa do NLI irão deslocar-se a todas as Juntas de Freguesia e Uniões de Freguesia, para informar e esclarecer os executivos locais, numa estratégia territorial de aproximação», vinca ainda.
Até ao final do mês, estão já agendadas sessões em outras freguesias/uniões de freguesia do concelho.