Chega a chuva, nunca antes tão esperada para acalmar os incêndios, e poderá vir acompanhada de trovoadas. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu um aviso amarelo até às 15h00, apontando para aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada.
As temperaturas descem ainda mais: a máxima não irá além dos 23ºC e a mínima vai rondar os 13ºC em grande parte do território do Minho.
No litoral minhoto, de Caminha a Esposende, a chuva vai fazer-se sentir até ao início da tarde, com máximas à volta dos 19 a 20 graus.
A chuva deve fazer uma trégua no fim da tarde de hoje, mas regressa no fim-de-semana, sábado e domingo, embora com menos intensidade.
Trata-se de uma depressão com centro a Oeste do território continental e um “vale depressionário em altitude com deslocamento para Sul/Sudoeste”.
Os distritos de Aveiro, Braga, Porto e Viana do Castelo estão sob aviso amarelo.
Estas alterações meteorológicas associadas à precipitação podem trazer problemas para as regiões que ficaram vulneráveis após os incêndios: o risco de escorrências, ou deslizamento de terras, consequência da perda de cobertura de vegetação.