O BabeliUM – Centro de Línguas da Universidade do Minho celebra a 26 de setembro o seu 15º aniversário e o Dia Europeu das Línguas.
Centena e meia de estudantes do ensino secundário e da Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas (ELACH) da UMinho vai participar, das 10h00 às 12h30, no auditório A1 do campus de Gualtar, em Braga, em atividades lúdico-pedagógicas de Inglês, Latim, Francês, Japonês e Turco, havendo no final um sorteio com prémios.
O BabeliUM assinala assim a sua promoção intensa da política europeia do multilinguismo dentro e fora da academia. A UMinho é pioneira no ensino superior em Portugal na introdução de cursos livres de línguas e culturas estrangeiras abertos ao público.
A ELACH tem programas na área desde 1987, que são cada vez mais diversificados, além de formações e serviços de tradução, interpretação, legendagem e revisão de textos. A diretora do BabeliUM é Bruna Peixoto, tendo como coordenadores de área Micaela Ramón, Sílvia Araújo e Fernando Alves.
A aliança europeia universitária Arqus, da qual a UMinho faz parte, realizará também neste contexto uma sessão especial do ciclo de línguas Arqus Café. Neste espaço online, informal e gratuito pode aprender-se 16 idiomas ao longo do semestre, como neerlandês, lituano, turco, árabe e vietnamita.