Em Dia do Concelho (25 de Setembro), Póvoa de Lanhoso voltou a homenagear personalidades ou instituições que contribuíram «para o engrandecimento» local. Ontem, foram agraciadas várias personalidades políticas.
«Assinalando-se, em 2024, os 50 anos do 25 de Abril e tendo em conta a relevância das instituições partidárias no funcionamento democrático, a Câmara Municipal decidiu homenagear munícipes que fundaram e integraram os órgãos dos partidos políticos com maior expressão e participação na política local dos últimos 50 anos», vinca a autarquia, em comunicado.
«A política e os partidos políticos também fazem parte da nossa história. Ajudaram a construir a Póvoa de Lanhoso e foram fundamentais na definição do nosso Concelho», considerou o Presidente da Autarquia, Frederico Castro
Nesse sentido, os partidos políticos locais (CDS-PP, PCP, PSD e PS) foram desafiados a indicar personalidades que tivessem assumido um papel relevante na sua fundação e atividade política, sendo que os nomes recebidos e homenageados foram: Carlos Sousa Dias (a título póstumo), indicado pelo CDS-PP, Amândio Santa Cruz Domingues Basto Oliveira, indicado pelo PSD, e Adriano Rodrigues Sá (a título póstumo), indicado pelo PS.
Refira-se que a última vaga de incêndios obrigou a algumas alterações ao programa das comemorações dos 732 anos da Póvoa de Lanhoso.
A cerimónia do Hastear do Concelho foi cancelada; a inauguração do Jardim Mural, alusivo ao 25 de Abril, foi adiada; e a Leitura do Foral foi antecipada para o período da manhã, inserida no final da Sessão Solene evocativa do Dia do Concelho.
Pertença ao Concelho
À margem, o Presidente da Câmara Municipal anunciou que as crianças do primeiro ciclo de ensino e do pré-escolar irão receber um kit identitário, que tem como objetivo central promover o conhecimento e a valorização da cultura e do património local e fortalecer o seu sentimento de pertença ao Concelho.
«Este kit será um importante instrumento para, por exemplo, ensinar às crianças e alunos o Hino da Maria da Fonte, figura histórica e símbolo de resistência, com profunda conexão à nossa identidade cultural”» explicou Frederico Castro, na sessão solene evocativa do Dia do Concelho, no 25 de setembro, nos Paços do Concelho.
Com o propósito de elevar o sentimento de pertença e de identidade junto dos Povoenses em todo o mundo, o autarca anunciou ainda a distribuição de 10 mil bandeiras do Município, aproximadamente uma por habitação.
Em simultâneo, será distribuída uma breve nota explicativa da Heráldica.