Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
SAÚDE (Região)

SAÚDE (Região) -
Póvoa de Lanhoso ensina crianças a cuidar da saúde mental

De modo a assinalar a Semana da Saúde Mental, de 7 a 11 de Outubro, a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso desafiou os agrupamentos de escolas a aplicarem o Kit Básico de Saúde Mental, junto das crianças finalistas de pré-escolar, anunciou esta terça-feira a autarquia.

Direccionado para as idades dos 5 aos 8 anos, este Kit Básico de Saúde Mental contém um conjunto de recursos pedagógicos, criados pela ManifestaMente com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, dedicados a ensinar conceitos básicos de saúde mental de forma acessível e divertida.

“Defendendo que é de desde a infância que se aprende a fortificar e proteger a Saúde Mental e considerando a importante fase de transição que os meninos e as meninas finalistas das Salas dos 5 Anos estão agora a iniciar, o município da Póvoa de Lanhoso convidou as  educadoras de infância do concelho  a visualizar com as suas crianças os episódios de desenhos animados da série AnimadaMente, ao ritmo de um episódio por dia, e a cantar a música ‘ABCDE da Saúde Mental’, que vem explicar como podem os/as mais novos/as cuidar da sua saúde mental, ajudando, através da mnemónica ABCDE, a lembrarem-se dos pequenos gestos que têm ao seu alcance para cuidar dela: Amizade; Brincar; Cuidar de mim; Dizer; e Emoções”, refere um comunicado da autarquia.

São também disponibilizadas recomendações e orientações práticas relacionadas a cada episódio e cada temática abordada: gestão de emoções; as dificuldades de aprendizagem; o bullying; as guerras e os conflitos; e a doença de alguém próximo.

Os desenhos animados foram concebidos de forma a que as crianças possam compreender as mensagens sozinhas, sem necessidade de acompanhamento ou explicação de uma pessoa adulta.

“Este desafio lançado pelo município parte ainda da premissa de que todas as pessoas podem ser dinamizadoras locais pela Saúde Mental, contribuindo assim para uma comunidade mais feliz, a começar pelas crianças”, conclui o comunicado.

[email protected]

 

 

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS