A paróquia de Santa Maria de Duas Igrejas, na Ribeira do Neiva, no concelho de Vila Verde, vai introduzir a festa do beato Carlo Acutis. A primeira celebração está marcada para o próximo dia 13 de outubro (domingo).
Uma vez decretado pelo Papa Francisco o milagre que levará Carlo Acutis à categoria de santo, o seu culto torna-se universal a toda a Igreja.
“Desta forma, a paróquia de Duas Igrejas, pioneira e a maior difusora da causa do beato Carlo Acutis, irá festejar anualmente, no domingo seguinte ao dia 12 de outubro (a começar já por este ano), memória litúrgica do Carlo Acutis, uma festa onde podemos reunir todos os devotos e celebrar a fé e santidade dos nossos dias”, explica a paróquia.
A partir das 10h30, será celebrada uma missa solene, presidida pelo Arcebispo Emérito de Braga, D. Jorge Ortiga. Segue-se a bênção de uma imagem do Beato Carlo Acutis (imagem grande onde terá encastrada uma segunda relíquia do jovem beato) e de três pequenos oratórios.
Para as 16h00 está marcada a recitação do terço, seguida de sermão e procissão. O cortejo processional, além do andor do Carlo Acutis, contará com os andores do São Francisco de Assis, de quem o o jovem “era muito devoto”, e o de Nossa Senhora, “de quem Carlo Acutis dizia ser a única mulher da sua vida”. No fim da procissão, a bênção com relíquia de primeiro grau do beato.
De acordo com a paróquia de Duas Igrejas, “as crianças e jovens estarão todos vestidos ‘à Carlo Acutis’, polo, camisa ou casaco vermelho, calças de ganga e ténis”.