A iniciativa ‘O Museu Vai à Escola 2024’, promovida pela Câmara de Valença, arrancou na Escola Básica do 1º Ciclo de Real – Gandra, informou a autarquia.
Ao longo de sete sessões, nas próximas semanas, as técnicas de museologia do município vão, escola a escola, falar sobre o património imóvel e imaterial aos alunos das turmas do terceiro ano, das escolas básicas do primeiro ciclo.
O vereador da Educação, Arlindo Sousa, assistiu à primeira sessão e disse aos jovens alunos que “descobrir o nosso património, a nossa história, a nossa cultura e identidade é conhecimento, importante para sabermos de onde vimos, mas, também, para melhor nos prepararmos para o futuro”.
Sessão a sessão é feita uma abordagem geral aos principais valores patrimoniais, históricos e identitários do concelho, bem como da freguesia específica onde se encontra cada uma das escolas.
“Este projecto pretende proporcionar aos alunos novos conhecimentos e experiências para que possam desenvolver uma consciência activa para a necessidade de salvaguarda do património e o sentido de identidade no espaço geográfico onde vivem”, afirma a autarquia.
Incentivar os jovens alunos “a conhecer melhor Valença, as suas origens, os seus valores, a sua identidade e riqueza patrimonial é o grande objectivo”.
A iniciativa é do Município de Valença, em parceria com o Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho, no âmbito do Projecto Interdisciplinar ‘Desenvolvimento Integral: Valores, virtudes e forças de carácter’ e insere-se na vertente pedagógica do Núcleo Museológico Municipal.