A Santa Casa da Misericórdia de Amares inaugurou oficialmente, esta quinta-feira, a requalificação do lar de idosos, que sofreu obras profundas no valor de 2,8 milhões de euros, tendo permitido alargar a capacidade instalada para 54 utentes.
A “residência sénior” já se encontra em funcionamento desde o primeiro trimestre deste ano, mas apenas agora teve a inauguração oficial, integrada nas comemorações do 73º aniversário da Misericórdia de Amares.
Para o provedor, Álvaro Silva, a reabilitação do lar foi “absolutamente fundamental” e “obrigatória” para manter a estrutura a funcionar, tendo em conta os “graves problemas” que apresentava.
A obra contou com um financiamento público relativo a uma candidatura apresentada ao Portugal 2020, no âmbito da eficiência energética, no valor de cerca de 271 mil euros. Todo o outro investimento – mais de 2,5 milhões de euros – foi suportado pela instituição, que recorreu também a um empréstimo bancário.
Após a inauguração, a capela da instituição recebeu a celebração de uma missa, seguindo-se a apresentação do livro “Resenha História da Misericórdia de Amares (1951-2024)” na biblioteca da residência sénior. A comemoração dos 73 anos encerra com um jantar de confraternização, no Solar da Levada.
Desenvolvimentos na edição impressa de novembro.