É uma história de sucesso improvável. José Firmino nasceu em Março de 1954, em Rio Caldo, Terras de Bouro, no seio de uma família humilde. Era o 7º de 10 filhos. Começou com 13 anos a trabalhar, na recolha de resina.
Mais tarde, em 1974, resolveu empreender, com o apoio dos irmãos. Começou do «menos zero», como revela. Nas décadas de 70 e 80 do século passado, trabalhou por conta própria. Em 1984, tomou a «decisão crucial» que marcaria o futuro da sua empresa: constituir oficialmente a José Firmino da Silva Ferreira, Lda.
Hoje, 40 anos depois, orgulha-se de ter construído «uma empresa sólida», a maior do concelho e uma referência nacional e regional nas áreas da construção civil e obras públicas.
«Não se chega aos 40 anos de atividade facilmente, pelo que, chegar a este dia, deve-se a uma estrutura que se foi construindo com esforço, dedicação e grande sacrifício», assinalou, esta manhã, durante a cerimónia de comemorações oficiais do 40º aniversário do ‘pequeno império’ que construiu.
CRESCER COM O APOIO DA FAMÍLIA, COLABORADORES, FORNECEDORES E CLIENTES
Um sucesso que partilha «com todos, um conjunto de pessoas, de colaboradores, de clientes e de fornecedores, que – em conjunto – me ajudaram a crescer. Crescemos juntos».
O grupo cresceu e já abraça áreas como a imobiliário (José Firmino-Imobiliária, Lda) e serviços complementares que englobam a manutenção de espaços verdes, que inclui a jardinagem e desmatação, a limpeza de subestações, postos repetidores e de corte, a recolha de resíduos e a prestação de serviços de embarcação.
Um ponto de viragem crucial para José Firmino, ainda como empresário em nome individual, foi o início da sua relação com a EDP. Tornou-se o seu maior cliente contratando os seus serviços para a realização de trabalhos no grupo de Centrais do Cávado. Agora, está em todo o país, no apoio direto à ação da elétrica nacional.
«Há clientes que estiveram (e estão) connosco e nos abriram o caminho para chegarmos ao dia de hoje», revela, citando – além da EDP – a câmara municipal de Terras de Bouro, a Empresa Águas do Gerês, o Parque Nacional da Peneda-Gerês, a ENATUR, o grupo Pestana, entre outros.
«Também os prestadores de serviços foram fundamentais para que a empresa pudesse responder e cumprir com os seus clientes», destacou.
E não esqueceu os seus «colaboradores», mais de duas centenas durante todos estes anos, que foram «fundamentais» para o cumprimento dos objetivos.
Na hora de lembrar «todos», não esqueceu a família. Dos princípios deixados pelos pais: «ensinamentos de trabalho, respeito e seriedade. Pobres, mas honestos. Gente simples, mas cumpridora». A esposa, «pela ajuda e compressão» e os filhos, «o Paulo e a Marisa, que trabalham comigo, mas também à Isabel, que não deixa de viver os nossos sucessos e contratempos».
E até os irmãos, «que sempre me manifestaram apoio e alguns ajudaram com o seu trabalho».
José Firmino, que hoje conta com cerca de 30 colaboradores e mais de duas dezenas de prestadores de serviços, está em todo o país e mantém a mesma vontade de «continuar a crescer». O futuro está assegurado. «os meus filhos estão preparados. Vou começar a descansar um pouco», revelou, em declarações ao jornal ‘O Amarense & Caderno de Terras de Bouro’.
MANUEL TIBO: ««É um dos motores de desenvolvimento económico do concelho»
A empresa, medalha de mérito municipal, é «uma das boas referências do concelho. Esteve sempre na primeira linha e, hoje, 40 anos depois, recordou a família, os fornecedores e os clientes, pelo apoio. É um símbolo de gratidão e de humildade», assinalou o presidente da câmara municipal de Terras de Bouro, Manuel Tibo, que se juntou à comemoração.
O autarca destacou «o orgulho» de ter uma empresa com a «qualidade» da José Firmino da Silva Ferreira, Lda. «É um dos motores de desenvolvimento económico do concelho, de criação de riqueza e de sustento para muitas famílias. Uma empresa com capacidade, profissional, sustentada e com um grande futuro à sua frente».
O dia comemorativo do 40º aniversário da José Firmino da Silva Ferreira, Lda contemplou a distinção dos colaboradores com mais de 20 anos de serviço e de todos os fornecedores e clientes. Prosseguiu com a celebração de uma missa de ação de graças e um almoço-convívio.
Aproveitando o excelente enquadramento natural e paisagístico, com a albufeira e Caniçada e a serra do Gerês como pano de fundo, foi realizado um passeio de barco no espelho de água de uma das maiores pérolas ambientais de Portugal.