Raquel Gomes, uma ex-aluna do Politécnico de Viana do Castelo, foi premiada pela Cáritas Portugal pela sua tese de mestrado “Perda e Luto em Cuidadores Informais de Pessoas Mais Velhas – Ser mãe e deixar de ser filha”.
A investigação centra-se no luto e na perda, contando histórias de cuidadores que dedicaram anos ao cuidado de familiares mais frágeis.
Uma dissertação do mestrado em Gerontologia Social, concluído em 2020, na Escola Superior de Educação do Politécnico de Viana do Castelo, deu agora origem a um livro com o mesmo título.
A obra irá ser apresentada a 5 de dezembro, na Escola que Raquel Gomes escolheu para se formar, no dia 5 de dezembro, às 15h30, na Biblioteca Professor Luís Mourão, na ESE-IPVC.
Natural de Vila Nova de Cerveira e com 28 anos, Raquel Gomes licenciou-se em Educação Social Gerontológica na ESE-IPVC, em 2014, concluindo o mestrado em Gerontologia Social em 2020, também na ESE-IPVC.
Quatro anos após finalizar a sua dissertação, foi surpreendida com o reconhecimento da Cáritas Portugal, que destaca a originalidade e profundidade do seu trabalho. «Este prémio é um marco de todo o trabalho e dedicação que coloquei nesta investigação. É gratificante perceber que, apesar de trabalhoso, foi totalmente recompensador e que, além de acrescentar conhecimento, pode agora impactar positivamente os outros», afirma a autora.