Portugal lidera a lista de países europeus com mais denúncias de assédio sexual nas universidades, segundo um estudo coordenado pela Universidade de Évora.
Entre os estudantes portugueses inquiridos, 3,9% afirmaram ter sido vítimas deste crime, um número que coloca o país no topo dos sete que participaram no estudo.
O cenário é ainda mais preocupante quando se trata de assédio moral ou bullying, com 14,3% das queixas, que colocam Portugal em segundo lugar, atrás apenas da Roménia, com 15%.
O estudo envolveu cerca de 5.400 alunos de sete países europeus – Portugal, Espanha, França, Irlanda, Itália, Roménia e Suécia. Em Portugal, participaram mais de mil estudantes de sete universidades. Além das experiências vividas no ambiente universitário, os alunos portugueses também foram os que mais relataram casos de assédio sexual fora do contexto académico.
Lara Pinho, coordenadora do estudo, descreve os números como “alarmantes”. Apesar de os dados representarem apenas uma amostra de sete universidades portuguesas, a investigadora acredita que um estudo mais abrangente revelaria resultados semelhantes.