O Colectivo 4900 promove no próximo dia 25, pelas 18h00, na Praça da Liberdade, em Viana do Castelo, uma concentração para assinalar o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres.
Presente no distrito vianense desde 2022 e composto por mulheres do Alto Minho, este Colectivo tem por base “a discussão e actuação na luta pela igualdade de género, visando os segmentos do feminismo interseccional, no combate à desigualdade e discriminação da mulher, colaborando na transformação social e na erradicação dos factores que perpetuam a violência”.
“Com base na conjuntura actual, marcada por desafios globais e locais relacionados à violência de género, desigualdade e discriminação, a importância do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra a Mulher é evidente: a luta é mais urgente do que nunca”, diz o colectivo em nota à imprensa.
Falando “num cenário global de amplificação das desigualdades e de resistência contra os direitos das mulheres”, o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, não é para o 4990 apenas “uma data de reflexão, mas um marco de acção urgente e mobilização contínua. É uma oportunidade para unir forças, ampliar a consciencialização e reivindicar mudanças efectivas.
“E, acima de tudo, é um momento para honrar as vidas das mulheres que foram e são vítimas de violência, garantindo que as suas histórias não sejam esquecidas e que a luta por uma sociedade mais justa, igualitária e sem violência seja responsabilidade colectiva todos os dias”.