O centro de saúde de Amares recebeu, esta terça-feira, três novos veículos elétricos, cujo financiamento foi assegurado através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
“Estes novos veículos vêm reforçar a frota automóvel desta unidade de saúde do concelho e conduzir a uma maior sustentabilidade e eficiência da prestação de cuidados de saúde ao domicílio para toda a população”, refere uma nota da Câmara de Amares.
Citado no texto, o presidente da autarquia, Manuel Moreira, realça a importância da chegada destas novas viaturas, tendo em conta o estado “envelhecido” em que se encontrava a frota automóvel afeta à unidade de saúde.
“A renovação do parque automóvel do centro de saúde de Amares, que se encontrava envelhecido, foi uma das negociações a que cheguei a acordo, aquando do processo de descentralização de competências para os municípios na área da saúde e, é com muita satisfação, que procedo a esta entrega”, referiu Manuel Moreira.
Para o autarca, “a entrega destas novas viaturas elétricas representa um passo essencial para o reforço, proximidade, celeridade e qualidade dos cuidados de saúde em todo o concelho e ao mesmo tempo um passo importante rumo à sustentabilidade. “Ao dotar as equipas com meios de transporte modernos, [o centro de saúde] está a garantir que os cuidados de saúde chegam a todos os utentes, independentemente da sua localização”, frisou.
Já Rui Macedo, diretor clínico para os Cuidados de Saúde Primários da Unidade Local de Saúde (ULS) de Braga, reconheceu a importância desta nova frota para a continuidade com um “compromisso de prestar um serviço de proximidade, que coloca a saúde e o bem-estar da população em primeiro lugar”.