A Câmara Municipal de Barcelos aprovou, em reunião de executivo, o projeto de reabilitação da Escola Secundária de Barcelinhos e o lançamento do concurso público de execução da empreitada, com o valor base de perto de 11 milhões de euros, anunciou a autarquia.
A obra, que foi candidatada ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), permitirá fazer a requalificação e ampliação do estabelecimento escolar, assim como a aquisição e instalação de equipamentos.
“As obras a executar visam melhorar as estruturas e envolventes das edificações, em particular ao nível da conservação das impermeabilizações, coberturas, elementos estruturais, revestimentos e do desempenho de vãos”, refere a autarquia.
Segundo a Câmara de Barcelos, “os trabalhos também vão incidir sobre os interiores dos edifícios, nomeadamente revestimentos e acabamentos, bem como nas instalações técnicas”.
“Nos espaços exteriores, vão ser feitas obras de requalificação ao nível dos pavimentos, infraestruturas – abastecimento de água e sistemas de drenagem –, envolvente vegetal e áreas permeáveis”, assinala o município.
O executivo liderado por Mário Constantino espera que, “com esta requalificação total e reorganização do edificado, a nova escola passe a ter espaços atrativos, capazes de proporcionar bem-estar e de garantir boas condições físico-construtivas para uma aprendizagem dinâmica, bem como espaços multifuncionais capazes de possibilitar uma utilização diversificada e alargada à comunidade”.
Na Escola Secundária de Barcelinhos estudam 631 estudantes.