Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
REGIÃO

REGIÃO -
Esposende aprova orçamento de 68 milhões de euros

Em 2025, o município de Esposende vai dispor de um orçamento num valor global próximo dos 55 milhões 360 mil euros. O orçamento municipal eleva-se aos 68 milhões de euros se contabilizados os orçamentos das empresas municipais Esposende Ambiente, no valor de cerca de 8 milhões 392 mil euros, e da Esposende 2000, superior a 1,5 milhões de euros, e o saldo de gerência da Câmara Municipal previsto para o exercício de 2023.

Os documentos previsionais para o ano 2025, designadamente o Orçamento, Grandes Opções do Plano e o Mapa de Pessoal, foram aprovados esta sexta-feira, em reunião do Executivo municipal, sem votos contra, e são submetidos à discussão e votação da Assembleia Municipal, no dia 16 de Dezembro.

“Este é um orçamento realista, elaborado com completo rigor orçamental, que permitirá dar continuidade ao crescimento económico e demográfico, acompanhado da correspondente melhoria da qualidade de vida da população, mantendo como princípio basilar, a manutenção da correcta e desejável coesão territorial do concelho de Esposende”, afirma o presidente da autarquia.

Guilherme Emílio diz que estes instrumentos previsionais “são o reflexo de uma aposta consciente e fortemente alicerçada no investimento, nas pessoas, nas instituições do concelho e nas juntas de freguesias, numa contínua valorização do concelho”.

O autarca refere que “o município mantém o foco na prossecução do desenvolvimento do território concelhio e da melhoria da qualidade de vida das pessoas”. Neste pressuposto, a acção do município abarcará todas as áreas, desde a Cultura à Protecção Civil, à Saúde Pública, do Desenvolvimento Económico ao Ambiente, da Acção Social à Educação, do Turismo à Habitação e aos Eventos e Desporto, indo ao encontro das expectativas da população e promovendo o dinamismo da economia local”, acrescenta.

INTERVENÇÕES NO TERRENO

Entre intervenções no terreno ou em vias de execução estão as obras de conclusão do Parque da Cidade e de requalificação da EM 546 entre Antas e Forjães, o Centro de Recolha Oficial, a conclusão das Ecovias do Cávado e do Litoral Norte, a instalação do Polo da Universidade do Minho (Instituto Multidisciplinar de Ciência e Tecnologia Marinha), e o Parque Desportivo Municipal.

A segunda fase da Requalificação da Escola Secundária Henrique Medina, o Mercado de Apúlia, a Barra de Esposende, a Rede de Miradouros e o Projecto de Requalificação Ambiental de Valorização das Actividades Tradicionais em Pedrinhas e Cedovém, a Ponte Pedonal e Ciclável sobre o Cávado, a Residência de Estudantes em Fão, bem como o novo Centro de Saúde de Esposende e a conclusão das obras de requalificação do centro de saúde de Apúlia, são outras intervenções.

O município reforça o apoio financeiro a estas autarquias, por via da transferência de competências, “numa óptica de satisfação dos anseios das populações e da melhoria das condições de vida dos habitantes”.

Através das empresas municipais Esposende Ambiente e Esposende 2000, dar-se continuidade à concretização de projectos relevantes, como a requalificação de infra-estruturas ou o alargamento da rede pública de saneamento básico e abastecimento de água.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS