Arcos de Valdevez vai ter uma Escola de Artes, para o ensino artístico. São 2 milhões de euros para a construção da nova escola de Ensino Artístico na Escola EB 2,3/S local. O contrato de financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) já foi assinado.
O autarca local, João Manuel Esteves, já assinou o contrato, numa sessão presidida pelo Ministro Adjunto e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, com a presença do Presidente da CCDR NORTE, António Cunha.
Considerando «o aumento da procura e do interesse dos alunos arcuenses pelo ensino artístico», a Câmara Municipal vai construir um edifício destinado a esse fim, no recinto da Escola EB2,3/S de Arcos de Valdevez.
A ESCOLA DAS ARTES
Com áreas de construção de aproximadamente 1.400,00m2, a Escola de Artes terá dois pisos e organizar-se-á em torno do auditório, que terá capacidade para 100 utentes.
Está prevista a criação de espaços especializados para o ensino de artes dramáticas, como a dança, dispondo para o efeito, um estúdio e uma sala de trabalho e caracterização, vestiários e balneários.
O piso inferior, será dedicado ao ensino da música e do teatro, com 12 salas de estudo e prática de instrumento, 3 salas de formação musical, camarins e outras salas de apoio.
Por fim, está prevista a criação de uma zona de receção, com tesouraria e secretaria incorporada, gabinetes para a direção, professores e reuniões.
Com esta intervenção «a Autarquia arcuense dá continuidade ao projeto educativo no concelho, garantindo melhores condições de ensino e novas oportunidades, o sucesso educativo e o bem-estar dos alunos arcuenses», aponta a Câmara Municipal.
Esta obra pertence à Operação n.º 10818 – EB 2,3 / S de Arcos de Valdevez – Construção de Edifício para Ensino Artístico, cofinanciada pelo Fundo Europeu, programa Plano de Recuperação e Resiliência na Medida «Modernização dos Estabelecimentos Públicos de Ensino dos 2º e 3º Ciclos e Secundários» e com um Investimento Elegível de 2.038.658,76 € e Comparticipação Comunitária de 2.038.658,76 €.
«O principal objetivo desta Operação é Implementação de um edifício no recinto da Escola EB 2,3 / S de Arcos de Valdevez, que respondam às necessidades específicas do ensino articulado», vinca a autarquia.
«Pretende-se que seja possível estudar música, teatro ou dança, no ensino público em articulação com o horário da escola, ou seja, conjugar as componentes de ensino artístico (Dança, Música e Teatro) com as restantes componentes do ensino regular», finaliza.