A Estrada Nacional (EN) 103, em Caminha, distrito de Viana do Castelo, esteve hoje cortada por causa da tempestade que assolou esta manhã a região. Além de vários carros presos no trânsito, queda de árvores e inundações, registo para uma ambulância na Nacional 1013 que chegou mesmo a ser arrastada.
Segundo o Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Minho, em declarações à Lusa, foi proibida a circulação na 103 por causa da inundação, depois da chuva intensa nas primeiras horas da manhã.
Inclusive, uma ambulância de transporte de doentes não urgentes chegou a ser «arrastada pela água», tendo sido resgatada e retirada pelos Bombeiros de Caminha, revelou a mesma fonte.
A mesma seguia apenas com o motorista, que não teve qualquer ferimento.
O Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Minho indicou, pelas 10h00, já ter o registo de de 40 a 45 inundações em todo o distrito de Viana do Castelo.
Braga, Viana do Castelo e Porto estiveram sob aviso laranja entre as 06h00 e as 09h00 da manhã devido às chuvas fortes e ventos que atingiram os 100km/hora nas zonas altas.
Já Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Santarém e Évora vão continuar sob aviso amarelo até às 18h00, por causa da chuva.
Os distritos do litoral, como Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro terão aviso amarelo até às 18h00 por agitação marítima, e aviso amarelo por precipitação até quarta-feira.
LINHA DO MINHO CORTADA
A linha ferroviária do Minho foi hoje cortada entre Darque, concelho de Viana do Castelo, e Valença, devido ao mau tempo, revelou a CP — Comboios de Portugal.
Devido a condições climatéricas adversas, a circulação ferroviária está temporariamente suspensa entre Darque e Valença”, indica a CP na rede social Facebook, numa publicação feita pelas 10h00.