O Partido Socialista ainda não tem candidato às eleições autárquicas em Terras de Bouro. É caso único no distrito. Filipe Mota Pires e, sobretudo, Guilherme Alves são os nomes mais falados para encabeçar a lista, assim como o do ‘independente’ Carlos Antunes. A estrutura local corre contra o tempo.
A apresentação oficial dos cabeças-de-lista socialistas às autárquicas de 2025 no distrito de Braga está marcada para o próximo sábado, dia 11 de Janeiro, com a presença do líder nacional, Pedro Nuno Santos. Dos 14 concelhos, só Terras de Bouro vai falhar a apresentação.
Fonte ligada à estrutura local socialista refere que «o partido pretende indicar um nome o mais rápido possível». A mesma fonte avança que «surgiram nos últimos dias conversas entre elementos da concelhia PS de Terras de Bouro e outros ligados ao PS» para escolherem o nome de um eventual candidato PS ao município de Terras de Bouro, visto ser o único concelho do Distrito que ainda não confirmou o candidato.
OS NOMES DE QUE SE FALA
O geresiano Filipe Mota Pires, candidato nas últimas eleições, foi um dos nomes avançado, mas, face «ao mau resultado obtido, não é do agrado dos intervenientes».
O atual líder local dos socialistas, Guilherme Alves, residente em Valdosende e ex-presidente da Assembleia Municipal, já se mostrou «disponível» e pode mesmo vir a ser a escolha mais plausível.
A mesma fonte refere ao jornal ‘O Amarense’ que «o nome que pareceu reunir mais concordância» é do ex-presidente de Junta de Gondoriz, Carlos Antunes, um independente. Mas, existem algumas resistências pelo fato «de não ser militante».
Foi ainda sugerido o nome de Fernando Esteves, residente na Ribeira, «um dos grandes apoiantes de Joaquim Cracel» na sua passagem pela presidência da autarquia.