Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
REGIÃO

REGIÃO -
Voluntários limpam Caminho Português da Costa em Esposende

Duas dezenas de voluntários estiveram, durante dois dias, a limpar e marcar o Caminho Português da Costa, no percurso que atravessa o concelho de Esposende.

Esta foi uma ação promovida pela Via Veteris, a Associação Jacobeia dos Caminhos de Esposende, e contou com o apoio do município e da empresa municipal Esposende Ambiente.

O objetivo foi “preservar a integridade ambiental e cultural desta emblemática rota de peregrinação para Santiago, que continuar a atrair milhares de visitantes de todo o Mundo”, aponta a autarquia.

A ação foi realizada em duas etapas: uma no dia 04 de janeiro, de Apúlia a Esposende, e, no dia 11 de janeiro, entre Esposende e Antas.

Os trabalhos consistiram na limpeza dos trilhos, remoção de infestantes, detritos e resíduos, e marcação das setas e sinalizações, essenciais para orientar os peregrinos ao longo do percurso.

“O Caminho de Santiago, reconhecido como Património Mundial da Humanidade pela UNESCO, não só é um percurso de valor histórico, económico e religioso, mas também uma rota que atravessa uma vasta diversidade de paisagens naturais do concelho de Esposende”, acrescenta o município.

Através deste esforço conjunto, enaltece a Câmara de Esposende, “conseguiu-se melhorar as condições de segurança e conforto para os peregrinos, promovendo também a sustentabilidade do ambiente natural”.

“A marcação adequada das setas e o reforço da sinalização são fundamentais para garantir uma experiência segura e enriquecedora para os que percorrem o Caminho de Santiago”, frisa a autarquia, sublinhando que os voluntários envolvidos “comprometeram-se a continuar a vigilância e manutenção do percurso ao longo do ano”.

O município e a Esposende Ambiente “agradecem a dedicação e empenho demonstrados pelos voluntários, reafirmando o compromisso de continuar a apoiar iniciativas desta natureza, considerando o Caminho de Santiago como um símbolo de acolhimento, respeito e sustentabilidade”.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS