O núcleo bracarense do Movimento Democrático de Mulheres (MDM) promove um conjunto de iniciativas em Braga e Guimarães para comemorar o 8 de Março, Dia Internacional da Mulher.
A primeira iniciativa ocorre no próximo dia 26, às 16h30, nos Claustros do Convento de Santa Clara, em Guimarães, com a inauguração da exposição intitulada ‘Mulheres de Abril, Somos, com igualdade temos futuro’, integrada no âmbito dos 50 anos do 25 de Abril.
Ainda em Guimarães, no dia 2 de Março, no Largo do Toural, às 15h00, o MDM dá a conhecer um Apelo às Mulheres sobre a Manifestação Nacional do dia 8 de Março.
Já em Braga, a 8 de Março, pelas 15h00, o movimento promove, com partida da Praça da República (Arcada), uma manifestação pelo centro histórico da cidade, que culmina com um momento cultural e político.
Em comunicado desta quinta-feira, o MDM diz que, em 2025, “dá grande relevo a estas comemorações, tanto mais que, 50 anos depois, continuamos a assistir a discriminações incontáveis, a violências várias, a preconceitos inqualificáveis sobre as mulheres”.
O movimento acrescenta que “prosseguindo o longo património das comemorações no 8 de Março 2025, voltamos à rua sublinhando a memória histórica das mulheres na resistência antifascista, a luta libertadora e emancipadora das mulheres e a nossa solidariedade com todas as mulheres que, em Portugal e no mundo, lutam pelos seus direitos, pela soberania dos povos, contra as guerras e pela Paz”.
“Na luta geral e específica contribuímos para abrir novos caminhos de emancipação e igualdade na vida de todas as mulheres, independentemente da sua origem social, académica, profissional, do campo ou da cidade”, escreve o MDM.