A quinta edição das Mini-Olimpíadas Escolares traduziu-se numa festa do desporto inclusivo que juntou esta sexta-feira 254 alunos no Pavilhão da Universidade do Minho, no Campus de Gualtar, em Braga. Escolas de Vila Verde, Prado, Amares, Póvoa de Lanhoso e Vieira do Minho também participaram na iniciativa.
Durante a manhã de provas, os participantes tiveram a oportunidade de ouvir os testemunhos do presidente do Comité Paralímpico de Portugal, José Manuel Lourenço, do presidente da Federação Portuguesa de Desporto para a Pessoa com Deficiência, Mário Jorge Ribeiro Lopes, e do atleta Paralímpico do Sporting Clube de Braga, Luís Caravana, padrinho do evento.
Na iniciativa participaram alunos do ensino básico de 12 Agrupamentos de escolas do concelho de Braga, mas também de escolas de Vila Verde, Prado, Amares, Póvoa de Lanhoso e Vieira do Minho.
Vaivém com obstáculos, lançamento de bola medicinal, saltos steps, lançamento do peso, corrida de velocidade, estafetas, voleibol sentado, lançamento de precisão e Boccia, foram as modalidades em evidência nesta jornada desportiva que promoveu a educação inclusiva nas escolas.
Estas Mini-Olimpíadas foram realizadas em colaboração com a Coordenação Local do Desporto Escolar de Braga, a Coordenação da Escola do Boccia do SCB, Coop21, Universidade do Minho e Escola Profissional de Braga, parceiros sociais da autarquia bracarense.