Estão aí as II Jornadas Sociais da Póvoa de Lanhoso, a realizar nos dias 2, 3 e 4 de abril no Theatro Club.
A autarquia pretende «uma reflexão séria e abrangente acerca de temáticas que ao nível social carecem de maior atenção», aponta, em comunicado.
São elas «os/as Migrantes, sendo um fenómeno novo; a mais-valia do Núcleo Local de Inserção na comunidade e os projetos estruturantes como boas práticas, da comunidade e para a comunidade», esclarece.
O último dia está destinado «ao tema da Habitação, a importância das cartas municipais de habitação, assim como o programa 1º Direito nos Municípios», completa.
Estas Jornadas Sociais contam com a presença dos parceiros sociais e de convidados especializados nas diversas áreas.
As jornadas iniciam com um webinar, pelas 14h30, acerca dos desafios do Município povoense na Adesão à rede CLAIM, seguido da intervenção da Vice-Presidente do Município e responsável por toda a área social, Fátima Moreira, intitulada “CLAIM: A estratégia e o compromisso da CMPL na integração de pessoas migrantes”.
A Póvoa de Lanhoso inaugurou, no passado dia 30 de Janeiro, o 6.º CLAIM do distrito de Braga, «uma resposta há muito esperada e que é um passo importante para o bom acolhimento e integração de todos os/as migrantes que escolhem a Póvoa de Lanhoso para viver», afirma a autarquia.
Para discutir o tema, a organização conta com a presença de Cristina Serém, Diretora de Serviços de Política Migratória, do Departamento de Integração de Migrantes da AIMA e de representantes dos CLAIM’s dos Municípios do Fundão e de Matosinhos.
No segundo dia destas jornadas os trabalhos começam com a conferência “A mais-valia do Núcleo Local de Inserção na comunidade”, Susana Viana, Diretora da Unidade de intervenção social, Serviços Centrais do Instituto da Segurança Social.
Isabel Lopes, Coordenadora NLI Vila Verde apresenta o projeto IRIS VIDA e Eliana Oliveira, Coordenadora do NLI Póvoa de Lanhoso apresenta o novo projeto a implementar “Olhar Social”. Estas responsáveis vão partilhar exemplos que reforçam a importância deste serviço para toda a comunidade, sob a moderação de Catarina Vieira da Silva da Universidade Católica Portuguesa de Braga.
No período da tarde “A importância dos cuidadores informais na comunidade” será o tema a colocar em cima da mesa. “Boas práticas na intervenção com os cuidadores informais” é o tema da intervenção de Hugo Conceição – ISS Braga a quem se seguirá Cátia Silva, do GACI (Gabinete de Apoio ao Cuidador Informal) povoense com apresentação das principais linhas de orientação para o perfil dos cuidadores Informais da Póvoa de Lanhoso. A moderação desta conversa estará a cargo de Alexandra Constantino, Interlocutora das equipas de acompanhamento do ISS Braga.
O terceiro e último dia será dedicado ao tema “Habitação: 1.º Direito nos Municípios” e contará com a presença de Álvaro Santos, que foi Presidente do Conselho de Administração da PORTO VIVO, SRU – Sociedade de Reabilitação Urbana da Baixa Portuense, entre 2014 e 2017 e é atualmente o Coordenador da Pós-Graduação em Reabilitação do Património Construído na Universidade Fernando Pessoa. Este irá falar acerca da “importância das Cartas Municipais de Habitação”.
O programa completo pode ser consultado aqui.