Procurar
Close this search box.
Procurar
Close this search box.
ALERTA

ALERTA -
Calor histórico: abril foi o segundo mês mais quente do planeta

Abril de 2025 foi o segundo mais quente alguma vez registado, ao verificar-se uma temperatura média global de 14,96 graus Celsius (°C), estando 0,60°C acima da média deste mês entre 1991-2020. Os dados foram revelados hoje pelo serviço Copernicus.

O Serviço de Alterações Climáticas Copernicus, do Centro Europeu de Previsões Meteorológicas de Médio Prazo aponta que «abril de 2025 foi 0,07°C mais frio do que o recorde de abril de 2024 e 0,07°C mais quente do que o terceiro mais quente em 2016».

Ainda, acrescenta que a temperatura registada este abril foi 1,51°C acima da média estimada de 1850-1900 (que define o nível pré-industrial).

O aumento da temperatura média global está limitado a 1,5°C acima do nível pré-industrial segundo o pacto de Paris, com intuito de reduzir o impacto das alterações climáticas.

Pela Europa, a temperatura média foi de 9,38°C, 1,01°C acima da média do referido período, sendo «o sexto abril mais quente» desse território.

No entanto, as temperaturas mais quentes verificaram-se no leste da Europa, oeste da Rússia, Cazaquistão e Noruega, «enquanto as mais frias do que a média ocorreram na Turquia, partes orientais da Bulgária e Roménia, Península da Crimeia e norte da Fino-Escandinávia», incluindo as penínsulas escandinava e de Cola, a Carélia e a Finlândia.

Já fora da Europa, as temperaturas superiores à média destacam-se no Extremo Oriente russo e em grande parte do Centro-Oeste da Ásia, bem como na maior parte da América do Norte, parte da Austrália e em quase toda a Península Antártica.

Por outro lado, as «mais inferiores à média» foram sentidas no sul da América do Sul, no leste do Canadá, na região dos Grandes Lagos e na Baía de Hudson, no nordeste da Gronelândia e em Svalbard, no norte da Austrália e no leste da Antártida.

«A temperatura média da superfície do mar (TSM) para abril de 2025 (…) foi de 20,89°C, o segundo valor mais elevado registado para este mês, 0,15°C abaixo do recorde de abril de 2024», afirma o comunicado.

O serviço aponta, ainda, que o clima foi mais chuvoso do que a média na maior parte do sul da Europa, norte da Noruega, sul da Finlândia e partes do oeste da Rússia, destacando que a chuva forte na região dos Alpes causou inundações, deslizamentos de terras e avalanches.

Por outro lado, grande parte da Europa Central, a Grã-Bretanha, o sul da Fino-Escandinávia e parte da Europa de Leste registaram condições mais secas do que a média em abril de 2025.

Mais seco foi, também, o clima em «grande parte do oeste da América do Norte, na Ásia central e oriental, bem como na maior parte do sul da Austrália, Madagáscar e partes da América do Sul».

Já as condições mais húmidas do que a média foram registadas em partes do Canadá e do Alasca, no Centro-Oeste dos Estados Unidos, em partes do extremo leste e centro da Rússia, no sul de África, no norte da Austrália e no centro da América do Sul.

[email protected]

Com Jornal de Notícias

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS