O projeto “Educação Intercultural no Cávado”, desenvolvido no âmbito do Programa FAMI 2030, arrancou nos concelhos de Terras de Bouro e Amares, abrangendo 2.358 alunos de 23 nacionalidades distintas.
“Este projeto, que procura assegurar a existência de boas práticas de educação intercultural e da integração de Nacionais de Países Terceiros (NPT) em todo o território da NUTS III Cávado, aproveitando o conhecimento e experiência que os municípios já têm desenvolvido nesta área, vê assim a concretização das ações iniciadas em Terras de Bouro e Amares”, refere a CIM Cávado.
Em comunicado, o organismo refere que, “num conjunto de várias a serem desenvolvidas nos diferentes territórios da sub-região, estas ações conjugaram diferentes atividades e abrangeram, no conjunto dos dois concelhos, 2.358 alunos, desde o pré-escolar ao 9º ano de escolaridade, de 23 nacionalidades diferentes”.
“Durante o desenvolvimento das ações os alunos tiveram oportunidade de viver a integração e inclusão através do recurso a expressões artísticas e educação emocional onde os jogos, pintura, dança e música foram estratégias de atuação que potenciaram a proximidade e empatia entre todos”, explica a CIM.
A educação intercultural em contexto escolar “torna-se fundamental para a aprendizagem individual sobre socialização e, simultaneamente, para a interação com os outros e a sua cultura”, tendo em conta que “a educação intercultural promove e valoriza a diversidade como uma oportunidade única de aprendizagem desenvolvendo competências comunicacionais e respeitando a diferença para a construção de uma sociedade intercultural”.
A entidade coordenadora deste projeto é a CIM Cávado e as entidades parceiras os Municípios do Cávado, Agrupamentos de Escolas, Escolas Não Agrupadas do Cávado e Centro de Formação de Professores e o objetivo conjunto é promover uma “sociedade mais coesa e mais inclusiva, com maior qualidade de vida, promotora de uma interculturalidade positiva e da boa integração nacional e participação ativa de NPT em particular dos alunos e suas famílias”.
O projeto, que prevê um investimento global de 102.952 mil euros, a que corresponde um montante de fundo de 77.214 mil euros, à taxa de cofinanciamento de 75%, desenvolver-se-á em três ações distintas: a primeira em gestão, comunicação e avaliação; a segunda, “o outro como eu” e a terceira em formação e educação intercultural.